Agora a história se repete, e logo em um segmento que não costuma primar pela inovação: o das cruisers, as estradeiras de estilo clássico e grande cilindrada, simbolizadas pelas americanas Harley-Davidsons. A ousadia é novamente da Honda, que apresentou em setembro do ano passado, no Salão de Monique, e coloca à venda em julho nos Estados Unidos, é produzida no estado de Ohio, a NRX 1800 Valkyrie Rune.
O restante foi todo mantido, da exata combinação de elementos cromados (são assim todos os comandos manuais, as manetes e até o cilindro-mestre de freio) e de alumínio à lanterna traseira composta por LEDs, passando pela carenagem que envolve o enorme radiador. Este último foi um dos muitos pontos controvertidos entre o pessoal de Estilo e o de Engenharia, pois a solução proposta por uns não estava de acordo com as exigências dos outros — mas o resultado foi bom para ambas as partes, como se pode notar.
Sentado sobre a Rune, com a sensação de uma distância entre eixos ainda maior que seu 1,75 metro, em função do desenho da suspensão dianteira (leia adiante), o piloto tem à frente apenas uma seqüência de luzes-piloto onde normalmente ficaria o painel. Os instrumentos, de leitura digital, concentram-se em um mostrador no topo do tanque.
O mais surpreendente, porém, não é a semelhança de linhas, mas o fato de que a sofisticada mecânica apresentada naquele estudo está agora circulando pelas ruas americanas. “Disseram-nos que o custo da Rune não deveria ser considerado — isso nunca aconteceu antes!”, entusiasma-se o diretor do projeto, Martin Manchester. Só assim a equipe pôde levar adiante as propostas avançadas do conceito, com destaque para a parte ciclística.
Ficha técnica |
MOTOR – 6 cilindros horizontais opostos (boxer), 4 tempos, refrigerado a água; comando nos cabeçotes, 2 válvulas por cilindro; diâmetro e curso, 74 x 71 mm; cilindrada, 1.832 cm³; taxa de compressão, 9,8:1; potência e torque máximos, ND; alimentação, injeção eletrônica; partida elétrica. |
CÂMBIO – 5 marchas; transmissão por cardã. |
FREIOS – dianteiro, duplo disco de 330 mm ø; traseiro, um disco de 336 mm ø. |
QUADRO – dupla viga em alumínio. |
SUSPENSÃO - dianteira, telescópica com articulação inferior arrastada; traseira, monobraço. |
PNEUS – dianteiro, 150/60-18; traseiro, 180/55-17. |
DIMENSÕES – comprimento, largura e altura, ND; entreeixos, 1,75 m; altura do banco, 690 mm; capacidade do tanque, 23,8 l; peso, 350 kg. |
DESEMPENHO – ND. |
Dados do fabricante; ND = não disponível |
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